domingo, 27 de setembro de 2009

Respeitem a capoeira !


Por Sarnelli

Esta manhã fiz o que sempre faço todos os domingos Saí... e o ônibus me levou para o Farol da Barra !

Aquela área em frente ao Ed.Oceania e parte da Av.Getúlio Vargas (Oceânica ) é transformada em espaço de lazer todos os domingos.

Quando cheguei, o que me chamou a atenção foi um grupo de meninos fazendo uma exibição de capoeira, mas o que me estarreceu foi o professor se adiantar e fazer um pronunciamento , dizendo que não
aparecerá mais por lá, porque não deseja incomodar... O Professor é o Mestre Aristides , que dá assistência à um grupo de crianças carentes que estavam se exibindo , infelizmente, no mesmo espaço e sob a mesma sombra que o edifício Oceânia projetava e onde havia um grupo de moradores da Barra se exercitando e mandou o professor parar a sua exibição , porque " estava incomodando"... a concentração !

Claro que o Mestre Aristides se sentiu constrangido e, por isso, preferiu desistir do pedaço, coisa que eu não teria feito.

Mas, ao analisar o ocorrido, cria-se uma interrogação. Por que os moradores da Barra , ocupando o mesmo espaço público, têem o topete de mandar parar uma exibição de uma luta tradicional , nascida no seio do nosso povo e que merece ser incrementada , face aos resultados sociais que ela consegue junto às crianças carentes , para praticar ginástica e ritos típicamente orientais ?

Por que não vão praticar oTai-chi-chuan numa academia ou procuram outro lugar e respeitam a nossa capoeira ? O pessoal da Barra fez muito mal ! No mínimo, é falta de consciência e de cidadania.

Um constrangimento que provocaram , o que não deixa de ser uma vergonha !

A minha sugestão é que peçam apoio da Transalvador e adotem o sábado para esta prática.

Deixem os meninos e a capoeira em paz !

Um comentário:

  1. Amigo, fiz um comentário a respeito no Blog do Rio Vermelho.
    Ah! Tenho tentado postar comentarios no teu Blog Notícias e Comentários - mas ele não aceita minhas palavras!
    Fraterno abraço.
    Ah! Esta foto da Capoeira está linda!

    ResponderExcluir