segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Imagens de hoje, 08.11.2010, no Chame-chame - Base das rampas das passarelas.

Hoje tive a sorte de chegar ao Shopping da Barra no momento em que o carro-tanque estava terminando de lavar as bases das rampas, transformadas pelo público em mictórios a ceu aberto.  Claro que foi usada água, na qual estava contido um detergente com um cheiro qualquer, mas, apesar de tudo, mesmo depois da lavagem, aquele mau cheiro de àcido fênico com que se acorda bêbados em estado de quase coma alcóolico, fica no ar. Ocorre que, bem ali mesmo, tanto de um lado quanto do outro da avenida Centenário, funcionam dois pontos de ônibus e as pessoas são obrigadas a respírar aquele ar impuro, enquanto a prefeitura pensa que resolveu o problema. Não, não resolveu, mas todas as semanas o carro vai lá... Toda a urina depositada no local fica misturada com a água e o detergente e mais  o seu  mau cheiro já envelhecido e entranhado no local. Uma vergonha para uma cidade como a nossa ! Na Barra , local por onde transitam turistas do Brasil e do mundo inteiro ? . Não é a toa que os de fora acham que nós andamos de tanga pela cidade, de arco e flecha nas mãos e  que pensam que a capital do Brasil é Buenos Aires !
No terminal de ônibus da praça da Sé, quatro sanitários químicos, por enquanto, estão resolvendo o problema,  que já havia feito diversos anivesários... mas não é a solução definitiva...
Tá na hora, Sr. Prefeito, de pensar um pouco na cidade . Sei que ela é grande e que Salvador não é apenas a Barra e o Rio Vermelho,  mas, quem mandou se candidatar e ainda partir para um segundo mandato ? Faça algua coisa... A praia de Santana está necessitando de uma limpeza e de uma revitalização !

3 comentários:

  1. Bartolo, sinto-me curiosa: na tua opinião, qual seria a solução definitiva? Me parece que, faça a prefeitura o que fizer, se não houver uma mudança de mentalidade dos cidadãos, nada será eficiente!
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Interessante. Eu não vi este comentário... A minha opinião, cara amiga, é que é preciso fazer-se alguma coisa e para isto é começar logo . Não é problema para um só prefeito resolver, porque precisa um planejamento a longo prazo, a mudança de cultura como você mesma diz, o que levará muito tempo... Não basta o prefeito chegar na TV e ameaçar de prisão ( em época de campanha ) as pessoas que fazem pipi nas ruas. Elas fazem isso, porque não encontram locais apropriados.Mesmo não sendo uma solução definitiva, os sanitários químicos estão quebrando o galho. O problema do terminal de ônibus da linha da praça da Sé , está quase solucionado mas não em definitivo, após a colocação de quatro sanitários químicos no local. Eu mesmo tenho assistido pessoas utuilizá-los. Já houve um tempo em que a cidade tinha, sim, sanitários públicos. No Forte de São Pedro, Ladeira da Montanha e outros que não me lembro. Veja, por exemplo, como é que pode-se instalar um terminal de ônibus num local tão importante sem equipá-lo de pelo menos um sanitário para o uso dos motoristas, cobradores, despachantes e para o público em geral. Parece brincadeira, mas o problema é sério. Que impressão os nossos bisitantes levarão nas suas recordações de uma Salvador que foi a primeira capital do Brasil ? No caso das passarelas do Chame-chame , não acredito que acha que pode ficar assim. O problema está apontado , o prefeito o conhece e é preciso solucioná-lo, mesmo que a longo prazo, mas começando agora. Os técnicos da Prefeitura é que têm a obrigação de encontrar a solução.

    ResponderExcluir
  3. Voltando ao assunto : Nas bases das próprias passarelas,serem construídos alguns sanitários públicos como no caso do Chame-chame.São duas bases de rampas,aliás, très , mas , em cada uma delas, um sanitário feminino e outro masculino. As bases de passarelas , podem ser aproveitadas. Mas cada caso é um caso e, assim, o assunto deverá ser estudado individualmente porque sempre há uma solução , se se desejar encontrá-la . Basta apenas dedicação extrema à cidade que, na data de hoje, já é um caos quase que incontrolável... Até quando ?

    ResponderExcluir