quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009


Esta escultura foi o presente principal ofertado à Yemanjá no dia dois de fevereiro, dia de festa em terra e no mar. Desde as primeiras horas da manhã adeptos da religião começaram a aparecer no Rio Vermelho e formaram longas filha , pacientemente, para entregar as suas ofertas colocando-as nos balaios dispostos sob a tenda montada ao lado da Casa do Peso, onde, tradicionalmente, são recolhidas. Foram centenas de balaios cheios de flores e presentes que tiveram que ser transportados para a praia e , posteriormente, para os barcos que iriam levá-los a cerca de quatro quilômetros da costa , para um ponto certo, que só os pescadores conhecem,onde a estátua do peixe mero foi entrega à Rainha dos mares , juntamente com outros presentes
e as centenas de balaios de flores. Há uma supertição de que, se os presentes afundarem e não forem, posteriormente devolvido à praia a Rainha dos Mares, Yemanjá ,os aceitou e, então a previsão para o ano é de fartura de pescados, O povo começou a aparecer cedo e durou o idia inteiro até a hora da saída dos saveiros , ainda em baixo da luz do dia, aproximadamente lá pelas 17 horas. Que eu me lembre, este ano a presença da população foi maior e aumenta sempre mais .E a procissão marítima foi formada por centenas de barcos e lanchas de todos os tipos.
Foi uma festa bonita, como o é, na verdade ,todos os anos. A festa é transmitida pela TV para o mundo inteiro e é frequentada pela população e por milhares de turistas , todos eles com câmeras nas mãos, registrando as imagens que só se repetem uma vez por ano. Vamos fazer votos de um ano de pesca abundante e proveitoso para os pescadores da Colônia Z1.

Foto de Sanelli
05.02.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário