sexta-feira, 10 de abril de 2009

No ritmo do tempo ?

No ritmo do tempo


Hoje, me impressionei com um homem correndo, aparentemente, sem motivo algum. É claro que eu não sabia o que se passava na cabeça dele , nem o motivo da sua pressa . Mas, o fato é que todo mundo anda correndo atrás de algumas coisas, muitas vezes sem saber mesmo do que. Estávamos utilizando uma passarela a qual se acessa através de duas longas rampas, uma de cada lado, e que passa sobre uma larga avenida com duas pistas duplas e um canteiro central bastante amplo, que dispõe de pista para Cooper, ciclovia e outros equipamentos .
Contrariando a pressa do rapaz, eu havia subido a primeira rampa e o nosso encontro foi na parte nivelada. Segui em frente , pois tinha ido ao shopping, depois de resolver um problema de conta telefônica da minha irmã, exclusivamente para tomar um cafezinho , com a maior calma do mundo. Eu costumo fazer isto. Gasto parte da manhã indo ao mesmo shopping, à mesma lanchonete só para tomar um cafezinho. Converso com amigos , amigas e com diversos aposentados que formam grupos que moram ali dentro. Alguns deles, conseguem abrir e fechar o shopping...
Foi aí que me fiz a pergunta: por que não esgotamos o tempo no ritmo do próprio tempo ? E fiquei pensando : o tempo se esvai de segundo em segundo, de minuto em minuto, de hora em hora, de dia em dia, de semana em semana, de mês em mês, de ano em ano, de século em século, de milênio em milênio , etc. e nós , com o pouco tempo de vida que temos , corremos como se desejássemos fazer tudo e deixar o mundo arrumadinho antes que o planeta se acabe... Além de andarmos correndo, estamos sempre preocupados com alguma coisa. !
Dentro do shopping me dirigi á lanchonete de sempre , paguei o meu cafezinho,
e pedi à moça que sempre o prepara para mim . Sentado junto à uma mesa, curtia o meu pretinho lentamente , enquanto olhava o movimento e pensava nas dezenas e dezenas e ou centenas de pessoas que passavam de um lado para outro carregando pastas cheias de papéis , tentando imaginar o que lhes ia pela cabeça e, portanto, o motivo de toda aquela correria . Todos os dias, é a mesma coisa !
Enquanto o povo corria abraçando pastas com documentos, cada um deles representando um tipo de problema , o tempo ia consumindo seu próprio tempo escorrendo na base de segundos, minutos,... e seguiria assim por horas, dias e semanas... ou seja, o próprio mundo não tem pressa, mas as pessoas andam correndo amalucamente atrás de tantas coisas , que, no, final, se fizermos uma boa reflexão, não valem muita coisa...A correria e a preocupação contribuem para prejudicar a a nossa saúde, aumentando-nos a pressão e causando-nos até um AVC ou mesmo um enfarto...Algumas pessoas traçam para si, uma meta ou elaboram um projeto de vida que as fazem correr atrás de muitas coisas das quais não necessitam e, por isso, não têm tempo para viver , mas, o engraçado, é
que sempre ficam pensando : quando eu me aposentar, vou fazer isso e aquilo, vou viajar, enfim !...E, se ficarem no meio do caminho ? Recentemente, bem recentemente mesmo, ocorreu um acidente lamentável aqui em Salvador, melhor dizendo, uma tragédia. Num dia de domingo , nas pistas que acompanham a orla marítima, um ônibus bateu no fundo de um carro , atravessou a ilha que divide as pistas, passou por cima de um carro e foi parar na praia andando quase 100 metros na areia fofa, algo quase impossível de acreditar, mas eu vi. No veículo que o ônibus amassou, estava uma médica, 59 anos, que dirigia, calmamente , em sentido contrário e que ficou ali mesmo com todos os seus sonhos e projetos apagados ... , Certamente que ela tinha , até aquele momento, um futuro. Todo mundo tem ! Fatalidade da vida ? Tenho recebido muitas mensagens que aconselham: viva o seu dia, como se fosse o último ! Talvez não seja possível, mas alguma coisa, se pode fazer. Correr atrás do que, se, de uma maneira ou de outra, tenho tudo que preciso, ou seja, o necessário e sem excessos ?É claro que uma pequena folga, até que seria desejável. Sempre temos umas contas no fim do mês , mas os mais antigos, não precisavam correr tanto ...É verdade que já ralei muito, talvez tenha mesmo necessitado, mas mudei de idéia ainda em tempo...por uma simples questão de sorte !
Há alguns anos, uma pessoa se despediu de mim e de minha mulher, dizendo que estava indo morar em S.Paulo com o marido . A minha curiosidade me fez perguntar por que estava deixando Salvador. É claro que conheço S.Paulo e, portanto, posso avaliar as diferenças . A resposta foi de que seria muito melhor para a carreira do marido ! Carreira do marido, ou ambição , se o casal estava muito bem por aqui ? Pois é , no final, pode até ser que valha a pena mas, e se for pior a emenda que o soneto ? As pessoas sempre querem mais do que têm e por isso correm atrás...
Agora mesmo , de ontem para cá, recebi um mail de uma velha amiga, com as imagens de DUBAI , sonho árabe ...., um mega-projeto onde tudo seria grandioso, fabuloso , uma espécie de Torre de Babel em outro estilo. Grandes edifícios ultrapassando as nuvens, ilhas artificiais visíveis da lua, luxo exagerado em tudo , carrões com carrocerias de prata, outros com muito ouro aplicado e alguns até cravejados de diamantes . Até pistas de eskys em pleno deserto foram construídas para o deleite dos donos do dinheiro do mundo, que brotava da terra.O óleo, continua lá, mas vale muito menos do que antes.
Dessa Vez, não foi preciso que Deus se sentisse incomodado e talvez arrependido por haver criado a humanidade que desenvolveu de maneira inimaginável a ambição pelo luxo e o poder. Não foi preciso misturar as línguas. Deixou que todo mundo continuasse a se comunicar, mas fez com que o preço do barril de petróleo caísse de um patamar de 140/150 dólares que havia atingido para cerca de 40...! Fez mais, ainda. Fez com que a ambição do homem o enredasse na própria teia que andou tecendo no seu corro-corre do dia-a-dia perseguindo sempre mais, sempre mais do que necessita , desenvolvendo uma ambição sem limites. Tragédia total ! Embolou tudo outra vez, de uma maneira diferente , atingindo a todo mundo. Ninguém escapa do efeito , que o nosso Presidente, chamou de “ uma marolinha “ que já molhou os nosso pés e agora chega aos nossos joelhos , poderá chegar à nossa cintura e, quem sabe , nos afogar ? O pior é que também aqueles que vão apenas atrás do indispensável para as suas necessidades básicas da vida como a fizeram hoje, que não correm atrás de ilusões , que não têm grandes ambições, que se contentam com o que têm , se vêem pressionados pela máquina diabólica que a sociedade moderna criou e de suas exigências !...Será que toda essa pressa e ambição valem a pena ? Por que todo mundo anda correndo ? Teremos que ser todos atletas ? É preciso tanto para que se possa ter uma vida tranqüila ? O pior mesmo é gastarmos o nosso tempo atrás de algo e ficarmos no meio do caminho ou chegarmos lá e não conseguirmos usufruir.

Sarnelli
Em 06.04.2009

2 comentários:

  1. Ah, mocinho!
    O que dizer? QUanta verdade em uma crônica somente!
    "Serviu como uma luva" para mim! Não que eu esteja "correndo atrás da máquina" por ambição. Mas acabo aceitando imposições. Acabo por não saber dizer um belo e sonoro "Não" á algumas exigências... E Lá vou eu, correndo pela vida. Até quando?
    Tua crônica é um belo alerta. De verdade!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Vou enviar tua crônica à minha lista de amigos(as)! Assim como eu, muitas outras pessoas merecem e necessitam ler sobre o uso do tempo...

    ResponderExcluir