sábado, 28 de março de 2009

O paisagismo da nossa orla




Os coqueiros da nossa orla

Há tempos encuquei com algo que tem me chamando atenção aos poucos. Tão encucado fiquei , que, constantemente, pensava no assunto até que,... eureka !

Matei a charada , ou, pelo menos, penso que matei !

Tem alguns anos que venho percebendo que coqueiros replantados na orla não têm demonstrado vitalidade alguma . Da Barra a Itapoã, são os coqueiros e na estrada que liga Itapoã ao aeroporto, você encontra uma boa quantidade de palmeiras imperiais raquíticas e percebe logo que elas nunca crescerão o suficiente para se tornarem belas , como costumam ser. Não crescerão , nunca serão palmeiras imponentes ! Sinceramente , é uma pena você olhar e ver uma quantidade enorme de mudas raquíticas e outra de coqueiros velhos. A continuar assim, em alguns anos não teremos mais coqueiros na orla e, como imaginar Salvador sem coqueiros na Orla, se eles são, também , uma característica da terra ?.

É triste ver as mudas que não se desenvolvem . É preciso substituí-las urgentemente. Segundo o Prefeito, no fim de 2010 , a nossa orla deverá fazer inveja à de Miami ! Do jeito que estão as coisas, eu duvido . Será apenas mais uma das tantas promessas ! Não basta replantar as mudas, é preciso cuidá-las nos primeiros meses aguando-as ou aproveitar o momento oportuno , que está chegando , para realizar o plantio, aproveitando o período de temperatura mais baixa e o inverno .

E eu fico me perguntando porque acontece isso. Na verdade acho estranha essa história de transplantes de coqueiros e palmeiras já de certo porte. O que eu sempre soube, é que coqueiros são produzidos a partir do próprio fruto seco,que germina e são plantados em sua localização definitiva, para nunca mais saírem do lugar . O que eu tenho visto, é que dezenas e mais dezenas deles têm aparência raquítica e constatado que outros que estão plantados já há alguns anos, não fizeram progresso algum. Está na cara que tais mudas não vingarão. Aí está algo que eu não estou entendendo. Só estou vendo que já está na hora de a prefeitura rever o assunto e tomar as providências devidas , caso contrário, num futuro bem próximo, não teremos mais coqueiros nas nossas praias. Outra coisa : se, realmente , o plantio na forma em que tem sido feito é correto, é preciso estar atentos à qualidade das mudas.. Que sejam sadias, para que cresçam bem .

Sarnelli

16.03.2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário