quinta-feira, 14 de maio de 2009

O abandono do Cristo da Barra , um absurdo !




Passaram-se os meses e não aconteceu nada !

Quem não conhece, em Salvador, a estátua do Cristo Salvador, que está instalada no cume do Morro do Cristo, na nossa orla marítima ? É um patrimônio da cidade

Inaugurado no dia 24.12.1920 em outra localização e depois transferido para a atual. É uma peça em mármore de Carrara, produzida na Itália, pelo escultor italiano Pasquale De Chirico, o mesmo que fez o Castro Alves , o Barão do Rio Branco, Tomé de Souza e outras obras importantes em Salvador. O Cristo Salvador, de Salvador, tem mais idade que o Cristo Redentor instalado no Corcovado, no Rio de Janeiro, que foi inaugurado quase 11anos depois, ou seja: em 12.10.1931. Foi uma doação à cidade do Desembargador José Botelho Benjamim . Portanto, é um patrimônio público, que deveria estar aos cuidados da nossa Prefeitura, através do seu órgão competente.

Mas é , exatamente, o que não acontece com o Cristo e com outros monumentos importantes da cidade. Desde o ano passado, que a coluna sobre a qual a bela estátua está colocada, está sem quatro placas de mármore preto, que foram roubadas. A despeito de diversas solicitações minhas, por ofício, mails e mesmo pessoalmente, nada foi feito . A situação já dura meses e, dentro em pouco, completará aniversário. Os turistas que estiveram aqui na temporada passada viram a obra daquele jeito e o abandono continua até hoje. A foto ( colagem ) que ilustra esta nota, é recente. Quem quer que passe pela avenida Oceânica, antiga Getúlio Vargas, verá, de longe , a falta de cuidado a que foi relegado um patrimônio precioso . Nova temporada está para chegar e os nossos futuros visitantes verão a mesma cena. Infelizmente, me parece que estou clamando aos ventos... Será que ninguém da Fundação Gregório de Matos, toma conhecimento do assunto e adota uma providência ? Afinal, é uma manutenção de baixo custo , numa obra de inestimável valor.

Sarnelli , 14,05,2009!


Um comentário:

  1. Bartolo, é no mínimo estranho pensar que, em Salvador, exista este descaso com as obras de arte. O que é pior: descaso que permanece mesmo após alertas oficiais!
    Espero, sinceramente, que um dia destes tenhas a maravilhosa surpresa de ver as obras de Pasquale sendo melhor cuidadas e preservadas. A esperança é a última que morre...

    ResponderExcluir