segunda-feira, 6 de julho de 2009

O metrozinho de Salvador




Esta foto nada tem a ver com o artigo reproduzido a seguir. Está aqui para ilustrar a página, e mostra o encanto da Baía de todos os Santos com o seu mar azul, o Forte de São Marcelo, o casarão do Mercado Modelo..



O metrôzinho baiano

É uma novela que já vem de longe, muito parecida com “ O direito de nascer “, para quem se lembra !

Estou com a edição do dia 26 de junho em mãos e vou reproduzir uma seqüência de notas que mostra o drama desde o começo.

Vamos lá ?

A edição anteriormente citada saiu com uma reportagem com o título de “ Fora dos trilhos “ e, é evidente , que se refere ao nosso metrôzinho...

Ele , o jornal , faz um resumo, ou um passo a passo da história que transcrevo, na íntegra, a seguir:

1986 - embrião

Na administração de Mário Kertéz (1986 a 1989 ) foi projetado o veículo leve sobre Trilhos (VLT) que ocuparia os canteiros centrais das avenidas de vale da cidade. O projeto do chamado bonde moderno sofreu pressões políticas e o governador à época, Antônio Carlos Magalhães , não quis financiá-lo.

1996 – Projeto inicial

Na gestão de Antônio Imbassahy, a Prefeitura criou o primeiro projeto do metrô de Salvador, que, inicialmente teria 28 estações , 48 km de extensão e transportaria cerca de 400 mil usuários por dia.

2000 – começam as obras

A companhia de transportes de Salvador (CTS) foi criada para administrar o metrô, em 1999 , e, no ano seguinte começaram as obras.

2003 – Extensões reduzidas

Devido a “ verbas insuficientes “, a extensão inicial de 12 km da primeira etapa foi reduzida à metade , tornando-se o metrô calça-curta de apenas 6 km.

2005 – Elevação

O projeto inicial do metrô sofreu a principal modificação a implantação da pista elevada da Avenida Mário Leal Filho, a Bonocô. A modificação, além de encarecer a obra , gerou polèmica entre especialista.

2007 – Embargo

O Tribunal de contas da União’ (TCU) determinou a retenção de R$ 20 milhões por irregularidades e suspeitas de superfaturamento nas obras. No final de 2008, mais 50 milhões foram cortados.

2009 – Novo cronograma

O cronograma apresentado em março pelo Consórcio Metrosal estabeleceu o prazo final para a entrega das obras da primeira etapa em 31/10. A promessa é entregar o metrô à

população em janeiro de 2010.

A parte mais interessante vem agora: Sob o título de

Especulações sobre tarifa

Vem o seguinte texto, reproduzido também na íntegra :

Existem apenas especulações referentes ao valor das tarifas. O Presidente da Comissão de Transportes da Câmara, Jorge Jambeiro , chegou a afirmar que a passagem poderia custar R 15, “ A tarifa era R$ 3 se fossem levadas 200 mil pessoas . Só que esse trecho até a Rótula do Abacaxi levará 40 mil por dia. Evidentemente , essa tarifa será cinco vezes mais cara “ , afirmou. Mas o Diretor da CTS, Herbert Motta, garante que nada está acertado. “ Fazem parte do escopo do trabalho as definições de tarifas do processo de integração com os ônibus. Já foram feitos dois Seminários internos da Prefeitura para discutirmos os detalhes apresentados pela empresa Trends”.

Outra pergunta sem resposta é o número estimado de passageiros. No projeto inicial , a idéia era transportar 400 mil pessoas por dia. Hoje, a estimativa já caiu para 180 mil, 40 mil no primeiro trecho. E tudo não passa mesmo de especulação, uma vez que, de acordo com a CTS, esta definição também depende dos tais estudos. A empresa Trend’s foi procurada pela reportagem , mas alegou não poder dar nenhuma declaração sem autorização da CTS que, por sua vez, informou que uma cláusula contratual impede a divulgação do relatório da consultoria .

Matéria repassada por Sarnelli

Fonte: Jornal da Metróplole

Edição do dia 26.06.2009


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